• Colégio Qui-mimo  • Sistema Anglo de Ensino
fone (77) 3451-2650
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

     
  ./PRINCIPAL/BLOG DO PROFESSOR/LER POST/  
 
 
TAREFA VIRTUAL GEOGRAFIA (09/05/19) 7º Ano FII - Prof.ª Ania Flávia
 
Quinta, 09 de Maio de 2019  
 

 

 

A AGRICULTURA É UMA ATIVIDADE ECONÔMICA QUE SURGIU NA ANTIGUIDADE E FOI DIVERSIFICANDO NO DECORRER DO TEMPO.

→  DIFERENCIE AGRICULTURA FAMILIAR DE AGRONEGÓCIO.

→  O QUE SIGNIFICA REVOLUÇÃO VERDE? APONTE CARACTERÍSTICAS POSITIVAS E NEGATIVAS PARA ESSE FENÔMENO.

→  VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ALIMENTOS ORGÂNICOS? COMO ELES SÃO CULTIVADOS?

→  ESCREVA UM PÁRAGRAFO RELACIONANDO OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS E O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA.

 

 

 
Untitled Document
 Comentários
.1
Sábado, 11 de Maio de 2019 | 12:18  
Maria Clara Marques Vieira
•A agricultura familiar é utilizada para consumo próprio. Já o agronegócio é produção em massa para exportação.
•Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo. A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México.
pontos positivos: produção de alimentos em larga escala, início do agronegócio a nível global e o surgimento das sementes transgênicas;
pontos negativos: poluição do solo, poluição das águas, doenças decorrentes do consumo de alimentos com agrotóxicos (como o câncer) e desequilíbrio ecológico, que é causado pela morte de pássaros e insetos.
•Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas. A ideia é evitar a contaminação dos alimentos ou do meio ambiente. O resultado desse processo são produtos mais saudáveis, nutritivos e com mais qualidade de produção, o que garante a saúde de sua família e a do Planeta.
•Os transgênicos são alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético. São vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles
O aumento de alergias
O aumento de resistências aos antibióticos
O aumento das substâncias tóxicas
A maior quantidade de resíduos de agrotóxicos
•Os perigos que os transgênicos podem oferecer ao meio ambiente são muitos.
A inserção de genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos transgênicos faz com que as pragas e as ervas-daninhas (inimigos naturais) desenvolvam a mesma resistência, tornando-se "super-pragas" e "super-ervas".
.2
Quinta, 09 de Maio de 2019 | 19:06  
Manuela Santiago de Alencar 7º ano
Agricultura familiar e para consumo próprio ,e agronegócio e para comercialização e exportação.
Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo . Pontos positivos Potencialização da produção;
Diminuição nas taxas de fome;
Barateamento de alimentos;
Eficiência no campo;: , pontos negativos:
Esgotamento do solo;
Alterações no ecossistema vigente;
Priorização ao latifúndio e menosprezo à agricultura familiar;
Desmatamento;
Os transgênicos são organismos geneticamente modificados por isso levantam muitas polêmicas por todo o mundo.,
Apesar de aparentemente não oferecer nenhum tipo de risco, a manipulação de genes pode ocasionar sérias complicações.
.3
Terça, 14 de Maio de 2019 | 17:13  
Ananda Leão
1)a Agricultura familiar é realizada pela propria familia mta das vzs, e somente para o consumo da mesma. O Agronegocio é a producao em Massa, para exportacao, na maioria das vzs

2)A Revolução Verde foi uma expressão cunhada, de certa forma, em 1966, em uma conferência realizada na cidade de Washington. Inspirada no termo Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, ela tinha certas relações com a mesma. Afinal, essa terminologia remete ao processo que vigora a mordernização do setor agrícola. Esta revolução começa a ocorrer a curtos passos no final da década de 1940.
Potencialização da produção;
Diminuição nas taxas de fome;
Barateamento de alimentos;
Eficiência no campo;
Já os pontos negativos seriam:

Esgotamento do solo;
Alterações no ecossistema vigente;
Priorização ao latifúndio e menosprezo à agricultura familiar

3)Sim.são cultivados de maneira especial, livres de agrotóxicos e que são produzidos em solo trabalhado. Em relação aos alimentos de origem e animal, não possuem hormônios de crescimento, anabolizantes e etc.

4)A discussão acerca dos transgênicos não é tão recente, mas nem por isso deve ser menosprezada. Devido aos avanços científicos e tecnológicos, o ser humano tornou-se capaz de criar organismos geneticamente modificados com diversas finalidades. Embora, diariamente, consumamos diversos produtos transgênicos, sem considerar os danos que eles podem causar, críticos dessa prática alertam para os riscos que esses produtos podem trazer à saúde do indivíduo e do meio ambiente. Assim como toda evolução tecnológica, a produção desses organismos traz conseqüências positivas e negativas. Devemos, então, nos informar sobre o que estamos consumindo, verdadeiramente
.4
Terça, 14 de Maio de 2019 | 18:19  
Júlia da Silva
-Agricultura familiar é realizada pela propria familia, e somente para o consumo da mesma. O Agronegocio é a producao em Massa, para exportação.

-A expressão revolução verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos estados unidos e na europa e, nas décadas seguintes, em outros países
Características negativas:diversos produtores rurais não conseguiram alcançar as margens esperadas de produção e acabaram com dividas
Características positivas:presença de grande avanço tecnológico;grande melhoria no aumento da produção.

-Sim.São cultivados de maneira especial, livres de agrotóxicos e que são produzidos em solo trabalhado.

- Os transgênicos, que correspondem a organismos que detêm em sua essência genes de outros organismos, que é possível por meio da Engenharia Genética.Os transgênicos levantam muita polêmica em todo mundo, principalmente quando se trata de alimentos destinados a humanos, em razão da incerteza sobre o que pode acontecer no organismo humano caso haja o consumo de produtos derivados da alteração genética.
.5
Terça, 14 de Maio de 2019 | 19:45  
Gustavo
DIFERENCIE AGRICULTURA FAMILIAR DE AGRONEGÓCIO.

→ O QUE SIGNIFICA REVOLUÇÃO VERDE? APONTE CARACTERÍSTICAS POSITIVAS E NEGATIVAS PARA ESSE FENÔMENO. Agricultura às características negativas são que os agrotóxicos que põem nas plantas

→ VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ALIMENTOS ORGÂNICOS? COMO ELES SÃO CULTIVADOS? Sim.e cultivado sem venenno

→ ESCREVA UM PÁRAGRAFO RELACIONANDO OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS E O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA. os transgênicos não são saudáveis pois é produto que bota na planta
.6
Quarta, 15 de Maio de 2019 | 14:26  
MARIA CLARA CORREIA PUBLI
1-A Agricultura familiar é realizada pela propria familia mta das vzs, e somente para o consumo da mesma. O Agronegocio é a producao em Massa, para exportacao, na maioria das vzs!


2-A Revolução Verde foi uma expressão cunhada, de certa forma, em 1966, em uma conferência realizada na cidade de Washington. Inspirada no termo Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, ela tinha certas relações com a mesma. Afinal, essa terminologia remete ao processo que vigora a mordernização do setor agrícola. Esta revolução começa a ocorrer a curtos passos no final da década de 1940.Em suma, esta revolução abrangia o conjunto de inovações tecnológicas que tinham por objetivo potencializar o setor agrícola. O México foi o primeiro país a implantar os conceitos, seguido de perto por outras nações vizinhas. As medidas impostas e alterações realizadas potencializaram o setor de produção alimentícia, gerando lucros.
Dessa forma, o processo trouxe consigo inúmeras inovações, tanto tecnológicas quanto de pesquisa. Visando uma maior produtividade, e consequentemente maior lucro, algumas medidas polêmicas foram tomadas. Em prol do desenvolvimento abrupto, pesquisas envolvendo sementes, novas formas de fertilização e o uso de agrotóxicos foram adotados.Tanto pontos positivos como negativos da Revolução Verde foram percebidos. Entre os positivos podem ser citados:
Potencialização da produção;
Diminuição nas taxas de fome;
Barateamento de alimentos;
Eficiência no campo;
Já os pontos negativos seriam:
Esgotamento do solo;
Alterações no ecossistema vigente;
Priorização ao latifúndio e menosprezo à agricultura familiar;
Desmatamento;


3-SIM.O seu cultivo deve respeitar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos
O produto orgânico deve ser cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos ou transgênicos em qualquer fase da produção.
Desde quando o processo orgânico começou a ser difundido no Brasil, novas tecnologias foram desenvolvidas e estudos realizados para possibilitar produções em grande escala e evitar pragas e doenças sem a utilização de agrotóxicos. Esse processo evolutivo pode ser observado em culturas como a do café, cana-de-açúcar e morango.
O sistema orgânico tem como prioridade o equilíbrio do ecossistema para resultar em plantas mais resistentes a pragas e doenças. Para impedir a disseminação de doenças, outras culturas são utilizadas durante o cultivo ou alternadas com a produção.
Os produtores de orgânicos utilizam o rodízio de culturas e diversificação de espécies entre e dentro dos canteiros. Nas lavouras, são aplicados cordões de contorno com plantas diversas, que ajudam a proteger a plantação de pragas e doenças, servem como quebra-vento e ainda protegem o solo contra erosão.
Praticam o plantio direto, caracterizado pelo cultivo em cima do resíduo da cultura anterior, sem que o trator limpe o solo. Outras técnicas, como a adubação verde, também contribuem para o enriquecimento do solo, fornecendo o equilíbrio necessário para a geração de alimentos saudáveis.


4-Há uma confusão comum entre transgênicos e OGM (organismos geneticamente modificados). Os dois termos são usados, com frequência, como intercambiáveis, mas não significam a mesma coisa. Isso porque, além de transgênico, um OGM pode ser cisgênico. Ou seja: todo transgênico é um OGM, mas nem todo OGM é um transgênico. Um OGM é, portanto, uma categoria ampla. Segundo a lei brasileira, é definido como um ser vivo que teve seu material genético modificado artificialmente. A especificidade do transgênico é que ele é um ser vivo que teve introduzido em seu genoma um material de outro ser vivo diferente, de outra espécie, não compatível sexualmente. É o caso, por exemplo, de bactérias que recebem genes humanos para produzir insulina, depois usada como medicamento por diabéticos. Um cisgênico, por sua vez, é um ser vivo que tem seu material genético alterado com a introdução de genes de espécies que podem ser cruzadas naturalmente. É o caso de batatas que recebem de outras espécies de batatas selvagens um gene resistente a um tipo de fungo. Na década de 1970, o melhoramento genético deu um grande salto, com a criação da tecnologia do DNA recombinante Os transgênicos são muito usados na medicina, com drogas criadas pela indústria farmacêutica. Mas é principalmente o uso da tecnologia na agricultura, com a alteração do código genético de sementes de alimentos como milho e soja, para que sejam mais resistentes a pragas e herbicidas, o que torna os transgênicos mais presentes no cotidiano das pessoas e gera mais discussão no mundo todo. Os transgênicos mais comuns são os do tipo Bt, referência à bactéria Bacillus thuringiensis, e aqueles que são tolerantes a herbicidas. O milho Bt, por exemplo, tem um gene da Bacillus thuringiensis responsável pela produção de proteínas tóxicas a insetos. Já a soja RR, por exemplo, tem em seu genoma trecho do DNA de uma bactéria que a faz resistente ao glifosato — assim, é possível aplicar o pesticida, matar as ervas daninhas e preservar a soja intacta.


.7
Quarta, 15 de Maio de 2019 | 18:43  
Giulianna Fernandes Fonseca
1- •A agricultura familiar é realizada pela própria família e na maioria das vezes para o consumo próprio.
•O agronegócio é a produção de grande quantidade para exportação.

2- A revolução verde é o nome dado as tecnologias que transformou as práticas agrícolas e a produção de alimentos no mundo.
POSITIVOS:
•Pontencialização da produção;
•Eficiência no campo;
•Barateamento de alimentos.
NEGATIVOS:
•Esgotamento do solo;
•Alteração no ecossistema;
•Desmatamento.

3- Sim. De maneira especial, livre de agrotóxico e plantados em solo trabalhado.

4- A técnica de modificação tornou-se cada vez mais comum. “TRANSGÊNICO” é um termo muito disputado. De um lado ele é visto como um vilão, do outro, como a salvação da lavoura. Desde que a tecnologia de modificações genéticas tornou-se comum, os transgênicos entraram no cotidiano pelo alimento ou até mesmo pela medicina.
.8
Quarta, 15 de Maio de 2019 | 19:53  
Thiago Moreira Silva
1-a Agricultura familiar é realizada pela propria familia mta das vzs, e somente para o consumo da mesma. O Agronegocio é a producao em Massa, para exportacao, na maioria das vzs!
2-A expressão Revolução Verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos Estados Unidos e na Europa e, nas décadas seguintes, em outros países.[1] É um amplo programa idealizado para aumentar a produção agrícola no mundo por meio do uso intensivo de insumos industriais, mecanização e redução do custo de manejo.

O modelo se baseia na intensiva utilização de sementes geneticamente alteradas (particularmente sementes híbridas), insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), mecanização, produção em massa de produtos homogêneos e diminuição do custo de manejo. Também é creditado, à Revolução Verde, o uso extensivo de tecnologia no plantio, na irrigação e na colheita, assim como no gerenciamento de produção.

Esse ciclo de inovações se iniciou com os avanços tecnológicos do pós-guerra, embora a expressão "Revolução Verde" só tenha surgido na década de 1970. Desde essa época, pesquisadores de países industrializados prometem, através de um conjunto de técnicas, aumentar estrondosamente as produtividades agrícolas e resolver o problema da fome nos países em desenvolvimento. Mas, contraditoriamente, além de não resolver o problema da fome, aumentou a concentração fundiária e a dependência de sementes modificadas; alterou significativamente a cultura dos pequenos proprietários; promoveu a devastação de florestas; contaminou o solo e as águas; e gerou problemas de saúde para agricultores e consumidores.

A introdução destas técnicas em países menos desenvolvidos provocou um aumento brutal na produção agrícola de países não industrializados. Países como o Brasil e a Índia foram alguns dos principais beneficiados na produção. No Brasil, passou-se a desenvolver tecnologia própria, tanto em instituições privadas quanto em agências governamentais (como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e universidades. A partir da década de 1990, a disseminação destas tecnologias em todo o território nacional permitiu que o Brasil vivesse um surto de desenvolvimento agrícola, com o aumento da fronteira agrícola e a disseminação de culturas em que o país é atualmente recordista mundial de produtividade (como a soja, o milho e o algodão, entre outros), atingindo recordes de exportação.
3-Sim,ele é adubado com cascas de banana,casca de ovo,etc
4-Os transgênicos são organismos geneticamente modificados por isso levantam muitas polêmicas por todo o mundo.
 
 Deixar um comentário
 
 
Colégio Qui-Mimo - Sistema Anglo de Ensino
Rua 1° de Maio, 222 Centro - Guanambi-BA
Uma Escola de Excelência