• Colégio Qui-mimo  • Sistema Anglo de Ensino
fone (77) 3451-2650
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

     
  ./PRINCIPAL/BLOG DO PROFESSOR/LER POST/  
 
 
TAREFA VIRTUAL BIOLOGIA (03/05/19) 1º Ano EM - Profª. Natália
 
Sexta, 03 de Maio de 2019  
 

QUESTÃO 1

QUANTO AO RENDIMENTO ENERGÉTICO, PORQUE A RESPIRAÇÃO AERÓBICA É MAIS EFICIENTE QUE A FERMENTAÇÃO?

 


 

 
Untitled Document
 Comentários
.1
Sábado, 11 de Maio de 2019 | 14:04  
Guilherme Fernandes
A respiração aeróbica, diferentemente da fermentação, necessita de oxigênio (O²) para que ocorra o processo. Ela é mais eficiente porque a produção de trisosfato de adenosina (ATP) é maior que na fermentação.
.2
Domingo, 12 de Maio de 2019 | 23:47  
Edilmar Lucas Alves Oliveira
A fermentação é um processo químico que conduz à oxidação incompleta de substâncias orgânicas, como a glicose, sem a intervenção de oxigênio. A primeira fase é a glicólise, que conduz a formação de ácido pirúvico. 
O ácido pirúvido é reduzido, direta ou indiretamente, formando-se como produtos finais compostos orgânicos ainda mais ricos em energia. Na fermentação alcoólica forma-se etanol e CO2 e na fermentação láctica forma-se ácido lactico. O rendimento energético é de 2 moléculas de ATP por cada nolécula de glicose, produzidas durante a glicólise. 
A respiração aeróbia é a via catabólica em que intervém o oxigênio. A primeira fase é a glicólise que ocorre no hialoplasma e forma o ácido pirúvico. 
O ácido pirúvido entra nas mitocôndrias, onde se efectua uma sequência de oxirreduções sendo o aceptor final dos electrões o oxigénio. Os produtos finais são CO2 e H2O, e são pobres em energia. O rendimento energético é de 38 moléculas de ATP, pelo que a respiração aeróbica é bastante vantajosa pois leva a um maior rendimento energético!

 
 Deixar um comentário
 
 
Colégio Qui-Mimo - Sistema Anglo de Ensino
Rua 1° de Maio, 222 Centro - Guanambi-BA
Uma Escola de Excelência